Futebol: Meyong - "Passaporte" só tem um registo nesta época e Liga não deduziu acusação a BelenensesLisboa, 30 Jan (Lusa) - O "passaporte" de Meyong, recebido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), tem apenas a inscrição de um clube nesta época, facto conhecido por Belenenses e Liga, que ainda não deduziu a acusação no processo pela alegada utilização incorrecta do camaronês.tamanho da letra ajuda áudio enviar artigo imprimir Fonte do gabinete de comunicação da FPF confirmou à Agência Lusa a recepção do "passaporte" de Meyong, enviado pela Federação Espanhola (RFEF), e que no documento está registada uma inscrição no Levante em 2006/07 e outra no Albacete nesta temporada.O documento, que é obrigatório no processo de inscrição, juntamente com o certificado internacional, tem também inscrito pela RFEF a "transferência para Portugal", não mencionando, contudo, o clube. O facto de o documento não referir nenhuma inscrição esta temporada no Levante poderá ser justificada por a Federação Espanhola (RFEF) considerar apenas o início do contrato que liga o futebolista ao clube espanhol.De acordo com a mesma fonte, o "passaporte" prova que "o jogador está correctamente inscrito" e que a questão da utilização do futebolista "não diz respeito" à FPF."O jogador, para nós, cumpre todos os requisitos. O `passaporte` reforça ainda mais a posição da Federação, porque só faz constar uma inscrição esta época. Não cabe à Federação investigar o passado de todos os jogadores que são inscritos", referiu.A legalidade da utilização do camaronês no jogo da 16ª jornada do campeonato com a Naval 1º de Maio, em que marcou o golo da vitória (2-1), tem de ser avaliada, segundo a mesma fonte, pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, em coordenação com a sua homóloga espanhola.Meyong jogou 12 minutos pelo Levante na primeira jornada da Liga espanhola e depois foi emprestado ao Albacete, alinhando em jogos da II Divisão, antes de representar o Belenenses, em desrespeito pelos regulamentos da FIFA, que autoriza a inscrição de um jogador em três clubes numa só época, mas apenas permite que alinhe em dois.A fonte do gabinete de comunicação da FPF adiantou ainda que o principal objectivo do "passaporte" é saber os clubes nos quais os jogadores estiveram inscritos desde os 12 anos, para facilitar o pagamento das indemnizações solidárias.O Belenenses teve acesso ao "passaporte" somente na semana passada, constatando que o documento de Meyong apenas tem um registo nesta temporada.Ainda assim, o processo aberto pela Liga, depois de queixa apresentada pela Naval 1º Maio, encontra-se em fase de instrução, após o qual a Comissão Disciplinar decidir-se-á pela dedução da acusação ou pelo arquivamento, sem qualquer penalização para o clube. |
No mar e céu de Timor como aqui, a cor predominante é sempre o nosso azul de Belem
30 de janeiro de 2008
AINDA O CASO MEYONG
28 de janeiro de 2008
Belenenses não perde pontos!!??
Guilherme Aguiar diz que azuis não podem ser punidos - " DEVIDO À UTILIZAÇÃO DE MEYONG FRENTE À NAVAL O antigo secretário-geral da Liga, José Guilherme Aguiar, defendeu hoje que o Belenenses não pode ser castigado pela utilização de Meyong, apesar de os regulamentos da FIFA apontarem para a retirada de 6 pontos ao clube do Restelo.Segundo o ex-dirigente, as normas em causa precisariam ser aprovadas em Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga de Clubes, o que ainda não aconteceu. Além disso, o regulamento disciplinar da Liga também não prevê que um jogador que já tenha sido utilizado por dois clubes no estrangeiro esteja impedido de o fazer no campeonato português na mesma época."Não me parece que esteja previsto expressamente como o exigem as normas disciplinares que têm um conteúdo punitivo e por isso precisam ser muito rigorosas e sobretudo explícitas. Não está explicitamente considerado o ilícito que o Belenenses cometeu. Dado que este regulamento disciplinar não prevê o facto de um clube jogar com um jogador que já tivesse jogado por dois outros clubes em território não nacional, e essa ilicitude tinha que ser expressamente prevista, nem o Belenenses nem qualquer outro clube português poderiam ser punidos por este ilícito", afirmou Guilherme Aguiar em declarações à Rádio Renascença.O antigo secretário-geral da Liga vai mais longe, apontando o "exemplo do Tratado de Lisboa, que já foi assinado pelo primeiro-ministro mas só será válido na ordem jurídica portuguesa quando ratificado pelo parlamento ou eventualmente pelo referendo.""Por isso também uma norma que existe no regulamento da FIFA só é válida dentro do território português se o órgão próprio para as validar na ordem desportiva tomarem essa decisão. Neste caso, seriam a Assembleia Geral da FPF ou da Liga", concluiu Etiquetas: Imprensa |
16 de janeiro de 2008
Meyong
15 de janeiro de 2008
Os casos "M"
Ha duas epocas, o primeiro dos casos "M"protagonizado pelo "esclarecido" presidente do gil vicente el Fiuza, e pelos seus amiguinhos da Liga, o Belenenses , teve de ser ele a liderar processo, ou... corriamos sérios riscos de a vigarice , o compadrio e os chicos espertos que inundavam a liga nos levarem a melhor, e fossemos nós e não como era óbvio o gil vicente a descer de divisão.
As coisdas acalmaram, e esta epoca com outros mais altos objectivos, o belenenses chegou rápidamente á conclusão de que afinal não disponha dos craques de que necessitava para lá chegar.
Começaram então a chover nos blog as opiniõesd sobre quem contratar, e quase sempre o nome de meyong, vinha á baila, como sendo o desejado. Nunca entendi porquê e escrevi isso várias vezes. Nunca fui apologista de retornos de ex craques, que na minha modesta opinião não o são assim tanto.
Cheguei até a desejar que meyong não viesse. antes tivesse sido assim.
Mas não, o rapaz chegou e como se usa dizer viu e venceu.
Nós é apenas vimos e pelos visto perdemos.
Se a má preparação e termos de refortços já era de desesperar, esta falta de profissionalismo é de bradar aos céus, como foi possivel ignorar o que todos sabiam que o Meyong já tinha jgado por 2 clubes. O que nó s creio, e a maioria dos portugueses desconmheciam é que nã podia jogar por mais nehum, e quando digo a maioria do portugueses, estou óbviamente a refere-
-me aos senhores da Federação e aos da Liga profissional de futebol.
Também neste foi notório o seus desconhecimento da famigerada Lei, ou então muito mais grave não quizeram advertir o seu associado CF Os Belenenses do erro que incorria. O próprio presdiente do Sindocato foi muito vago,nas suas declarações percebgendo-se muito bem que não estava à vontade sobre a materia.
O segundo caso "M" estalou assim apos um comentario de Rui Santos na Sic, e segundo consta o presidente da Naval já tinha conhecimento antecioado do caso:Só O Belenenses não!! E porquê??'
Pela total imcompetencia dos seus Dirigente ligados so Futebol, e pela mesma razão dos dirigentes da Federação e Liga, os quais como de costume lavam as maos como Pilatos e respondem que aceitam a inscrição , e é tudo.
Então se aceitam a inscrição o jogador estálegalmente inscrito!! Não será??
Parece que não. Afinal esta Lei que pelos visto era desconhyecido em Portugal, e que prima por ridicula e obtuso, pois como diz a FIFA pretendem assim salvaguardar a verdade desprtiva dos campeonatos.
Onde é que o Meyong jogando pelo belenenses fere a verdade desportiva do campeonato nacional ?? Ou o de Espanha da primeira divisão, ou o da segunda????
Quantos jogadores brasileiros estarão em condições identicas? Aqueles que são por exemplo do Gremio, emprestados ao Itapaninga, e a jogar possivelmente na mesma epoca ano na europa e até muitos aqui em Portugal?
Enfim resta-nos aguardar com serenidade e aceitar as decisões, embora custe que o amadorismo dos dirigentes deportivos portugueses , permita situações destas e prejuizos que podem vis a ser muito graves para um Clube que todos, Federação ,Liga e proprio clube tinham obrigação de defender.
Estamos de luto pelo dirigismo nacional e pelo nossos Belenenses
O único azul integral.
também estes foi not
otio que desdonehcias a Leia
w
11 de janeiro de 2008
Marco Ferreira no Belenenses- prevejo dias maus
João Paulo não serve??? Mendonça não serve??? Mas servem para o Estrela nosso directo rival??? Ou será que JJ acha que somos melhores que o Estrela??
Viu-se há dois anos quando do joga da Academica, que tinhamos de ganhar!!! Entradas gratis e a assitencia do costume.
9 de janeiro de 2008
Meyong está entre nós, e agora ???
2 de janeiro de 2008
Homero Serpa deixou-nos
Homero Serpa, era meu vizinho de infancia,partilhavamos o mesmo espaço entre as ruas da Memoria, Calçada do Galvão, Solidó, estádio do Restelo etc. Aqui deixo numa pequena transposição de uma cronica sua a minha homenagem a este homem que foi o que podemos chamar um grande Beleneneses. |